10 bilionários que duplicaram a fortuna com a pandemia
FORTUNA. Enquanto o mundo todo estava fechado em casa e as economias de quase todos os países a decair por conta da covid-19, os milionários estavam a multiplicar as suas fortunas.
A pandemia tornou os bilionários muito mais ricos, ao mesmo tempo que levou milhões de pessoas à pobreza extrema, de acordo com um relatório da organização não-governamental britânica Oxfam.
Num relatório apresentado no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suiça, que começou neste domingo (22) e que se estende até à próxima quinta-feira (26), a organização defende que a queda na renda dos mais pobres do mundo contribuiu para a morte de 21 mil pessoas por dia.
Segundo a Oxfam, as 10 pessoas mais ricas do mundo mais que dobraram as suas fortunas coletivas desde Março de 2020. Danny Sriskandarajah, director executivo-chefe da Oxfam, diz que houve um novo bilionário criado quase todos os dias durante esta pandemia, enquanto 99% da população mundial estava pior por causa de ‘lockdowns’. “Menos comércio e menos turismo internacional. Como resultado disso, mais 160 milhões de pessoas foram empurradas para a pobreza”, reitera.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública